O Projeto

Rotas Culturais: Turismo e Artesanato para o Desenvolvimento Territorial

O Programa “Rotas Culturais: Turismo e Artesanato para o Desenvolvimento Territorial” tem como objetivo envolver alunos de graduação em atividades de ensino, pesquisa e extensão junto a artesãos e grupos produtivos dos territórios do Recôncavo e Região Metropolitana de Salvador, visando identificar produtos culturais de valor identitário e associá-los à criação de rotas turísticas a partir do artesanato de excelência produzidos nestes territórios. É executado pela Universidade Federal da Bahia por meio do CIAGS da Escola de Administração da UFBA, no âmbito do EDITAL PROEXT/MEC 2011. O programa reúne alunos de graduação de diferentes cursos da UFBA, numa perspectiva multidisciplinar.

Importância do Projeto
Percebe-se globalmente um maior interesse por uma distinta forma de turismo – a experiência antropológica. Nessa modalidade de viagem, os turistas anseiam por conhecer além do que é normalmente mostrado dos lugares em que visitam. Diferentemente de somente ir a um ponto turístico ou participar de uma festa tradicional, o turista procura inserir-se no cotidiano da população local, tendo contatocom as pessoas, seus saberes e fazeres.

Abrangência
No recôncavo, a pesquisa ocorreu nos municípios de São Francisco do Conde, Saubara e Santo Amaro. Em Salvador, realizou-se um estudo de viabilidade para o fortalecimento de um turismo religioso, envolvendo o Terreiro Oxumaré, Igreja do Bonfim e o entorno dessas localidades.

Produtos
– Blog com vídeos das entrevistas realizadas em campo, sobre as manifestações culturais do Território

– Criação de 1 (uma) rota turística com indicação de, no mínimo, 5 pontos (nós da rede) de artesãos;

– Publicação de 1 catálogo sobre o território e rotas identificadas.

Deixe um comentário