Santo Amaro Natural

Aspectos Naturais de Santo Amaros

Cachoeiras

Cachoeira Mãe D’água (Cachoeira do Urubu):
Uma das belezas naturais de Santo Amaro é a  Cachoeira Mãe D’água, também conhecida como Cachoeira do Urubu possui cinco quedas d’águas, sendo que a principal tem cerca de 50 metros de desnível.O local é o paraíso dos esportes radicais, ao longo do rio Sergi, os visitantes podem desfrutar de tobogãs, saltos, trekking, cascading no canyon e rapel.
Como chegar: o espaço cultural Lucky 33, um bar-lanchonete de onde se avista o começo da linha do trem, funciona como ponto de partida e chegada dos trilheiros.É preciso percorrer 10 km de via férrea que liga Santo Amaro a Cachoeira, a partir da estação da Rede Ferroviária; chegando ao quilômetro 88, a trilha segue pelo o rio Sergi até a Cachoeira.
Dicas: de acesso difícil, é necessário o acompanhamento de um guia da região que pode ser solicitado na Prefeitura de Santo Amaro.
Também faça contato com a rede ferroviária e solicite um ‘’pirulito’’ para andar pelos trilhos (caso contrário, serão 10 km a pé pelos trilhos).
Para os adeptos de ecoaventuras, é indispensável a contratação de uma empresa especializada em esportes radicais.

Cachoeira da Vitória
A Cachoeira da Vitória, formada pelo rio do mesmo nome, tem três pequenas quedas d’água de volumes diferentes.Já foi a mais alta com cerca de 4 metros, porém uma forte enchente no Rio Paraguaçu mudou o seu traçado e a queda livre.
Como Chegar: é só seguir uma trilha beirando a margem direita do Rio Vitória ou, para os adeptos de aventura, fazer uma pequena caminhada pelo leito do rio.

Trecho da transcrição de Márcio Artesão:
.. Aqui tem o patrimônio arquitetônico,o artístico e cultural e o natural.Só de cachoeira que eu conheço,eu conheço em torno de 22,fora as outras que tem mais ai perdida pelo meio do mato.São cento e poucas nascentes que tem em Santo Amaro..no município.Quer dizer o que é que falta? Trabalha o turismo..

Museus

Museu do Recolhimento dos Humildes
O Museu do Recolhimento dos Humildes possui a raridade e a perfeição de um acervo de cerca de 500 peças. São arcas, baús e joias, imagens e alfaias da capela, acrescido dos trabalhos artesanais, além de pedras preciosas. Na arte religiosa, encontramos a coroa de Nossa Senhora (bem como o nicho onde ela se encontra, e o crucifixo, são trabalhados em ouro e prata).As dependências do museu servem, também, para abrigar os restos mortais de pessoas que contribuíram para o surgimento da instituição, dentre as quais o padre Inácio Teixeira dos Santos Araújo e o Dr. Raphael Pilati Baggi (considerado um “benfeitor da casa”).

Construções Históricas

Igreja da Nossa Senhora da Purificação

Santo Amaro possui algumas construções históricas, principalmente igrejas, sendo a principal delas a de Nossa Senhora da Purificação.Nessa igreja acontece a tradicional lavagem da escadaria, organizada por Dona Canô (mãe de Caetano e Bethânia) com a participação de mais de 400 baianas.

Casa de Câmara e Cadeia
Imóvel do século XVIII, provavelmente de 1727. É revestido com decoração neoclássica.

Santa Casa da Misericórdia
Imóvel do século XVIII, 1778. A Santa Casa foi fundada em 08 de setembro de 1778 pelo Des. Ciríaco Antônio de Moura Tavares e pelo vigário Pe. José Batista Leitão. O edifício tem um tratamento neoclássico.

Convento Nossa Senhora dos Humildes
Imóvel do século XVIII, 1793. Nesse ano, Inácio dos Santos e Araújo constrói a capela. Em 08 de dezembro de 1817 é inaugurado o Recolhimento, com a entrada de 12 recolhidas, 06 meninas e 09 servas. Toda a talha da capela é neoclássica.
Igreja de Nosso Senhor do Amparo
Imóvel do século XIX , 1817. A reforma realizada em 1907 teve como objetivo adequar tardiamente a igreja ao gosto neoclássico.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s