Santo Amaro Cultural

Aspectos culturais de Santo Amaro

Festa da Nossa Senhora da Purificação

A Festa da Nossa Senhora da Purificação acontece  todos os anos na cidade de Santo Amaro, de 24 de janeiro a 2 de fevereiro. No dia 31 de janeiro acontece a lavagem das escadarias da Igreja Matriz, tradicionalmente sob o comando de Dona Canô. Os festejos contam com a participação de dois grandes nomes da cidade, Caetano  Veloso e Maria Bethânia, que se apresentam durante a programação da festa, que também conta com diversos grupos culturais de maculelê, capoeira e samba de roda, entre outros.

Festa do Senhor do Bonfim

Evento tradicional com data móvel em janeiro. São realizadas uma missa solene, uma procissão na Igreja de Santo Amaro, festa de largo, lavagem da igreja feita por baianas e shows.

Festa do Bembé do Mercado

Patrimônio imaterial da Bahia, a Festa do Bembé do Mercado acontece  de 10 a 13 de maio e comemora a abolição da escravatura.  A festa teve início em 13 de maio de 1889, após um ano da abolição da escravatura no Brasil, quando os negros de Santo Amaro resolveram festejar a liberdade fazendo louvor aos orixás das águas (Oxum e Iemanjá).  Durante os festejos há exibições de maculelê, capoeira, afoxé, samba de roda e entrega do presente de Iemanjá.

Entrevista com Pai Poti no município de Santo Amaro da Purificação em data 11 de setembro de 2012.O entrevistado fala do Bembé do mercado,que é uma festa tradicional da cidade  já reconhecida por outros municípios e está sendo tombada pelo IPAC.

 

Samba de roda no Recôncavo Baiano

Santo Amaro é uma forte representação do samba de roda no Recôncavo Baiano.  Dois importantes espaços culturais da região são dedicados ao samba de roda, são eles a Casa do Samba e o Memorial da Dona Edith do Prato. A Casa do Samba fica localizada próxima a rodoviária, já na chegada da cidade.  O casarão de estilo colonial, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (IPHAN) em 1978.Em 2007, se transformou em um centro de referência em samba de roda, a Casa de Samba de Santo Amaro, que guarda  documentos históricos e possui estúdio de gravação e albergue para os visitantes.

O Memorial de Dona Edith do Prato funciona na câmara dos vereadores e é composto por fotos, pelo prato que ela utilizava como instrumento para seu samba, as roupas que vestia nas apresentações, vídeos, cd’s entre outros.  Há também encontro com escritores e cursos no espaço.Dona Edith que foi mãe-de- leite de Caetano Veloso, utilizava como instrumentos musicais o prato e a faca que raspava no prato.  Faleceu em 2009, deixando sua marca no samba de roda.

Entrevista com Dona Nissinha no município de Santo Amaro da Purificação em data 11 de setembro de 2012. A entrevistada fala como era feito o samba antigamente,e em todas as datas se comemorava com o samba de roda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s