Samba-Chula Filhos da Pitangueiras

O samba – chula tem características próprias que o tornam especial. Segundo o integrante mais ilustre do grupo senhor Zeca Afonso o grupo não começa o samba enquanto os cantores estiverem recitando a chula (chamado de relativo). A dança só tem início após a declamação, quando uma mulher de cada vez samba no meio da roda, ao som dos instrumentos e de palmas, enquanto são iniciados os primeiros passos, uma não pode entrar sem que comece a cantar a mesma chula e o mesmo relativo.

Uma dupla de cantadores canta a chula e a outra dupla reforçada pelo coro das mulheres responde com o relativo um verso menor que é a chula. Nessa hora, ninguém entra na roda para sambar, esperando os homens terminarem de cantar e começar a parte instrumental com solos de viola e da percussão. A sambadeira agora samba com passos miudinhos, e percorrendo a roda toda dar a umbigada na outra sambadeira que é a vizinha de lugar, que espera a próxima chula cantada.

Período: Eventualmente
Por que Conhecer? 

Fala em destaque: “ não existe Samba- chula no Brasil em canto nenhum só aqui só existe este grupo eu digo por que eu fui ao sonora Brasil em 2006 e tocamos no Brasil quase inteiro e não teve nenhum lugar que agente chegasse que alguém conhecesse  o que era o Samba – chula veio conhecer quando  agente chegou…nos estados do Paraná, Santa Catarina (…) ninguém conhece o que é Samba- chula no Brasil, ate porque é um negocio muito antigo é do passado  o povo não conhece de jeito nenhum, eu conheço porque meu tataravó era um dos que trouxeram esta manifestação para o Brasil e foi passando de geração para geração ele era mestre de samba (…) relata o senhor Zeca Afonso ( integrante mais antigo do grupo e passador da tradição).

 

( Desde os 6 anos de idade que o Srº Zeca começou a adquirir os saberes do avô)
(Mestre Zeca Afonso relata  como começou o repasse da tradição  do Samba- Chula, e o sucesso que ele  e o primo adquiriram ainda tão jovens  e tão cedo)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s